segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Granola de Avelã e Amêndoa

Nos dias que correm os cereais fazem parte da alimentação base das crianças, adolescentes e muitos adultos pela sua praticidade, pela palatibilidade bastante agradável e pela popularidade que foram ganhando ao longo dos anos. Nesta busca pela alimentação saudável e pela alimentação "mais" fit começamos a perceber que as ofertas do marcado são tudo menos fit, apesar de muitas marcas proverem os seus produtos como ideais! Regra geral as granolas, muesli e cereais de pequeno almoço disponíveis no super mercado têm na sua composição grandes quantidades de açúcar e gorduras adicionadas, tanto que há produtos que chegam a ter mais açúcar do que propriamente cereais!

A melhor opção para consumir uma granola adaptada aos objetivos e às necessidades será fazê-la em casa e, como poderá ver a seguir não é nada difícil. Mesmo que aqui haja a adição de açúcares ou adoçantes terá todo o controlo da quantidade quer usar, para além de que pode optar pelo tipo de açúcar que pretende adicionar.



Ingredientes (para 700g aproximadamente):

  • 1 Chávenas de flocos de aveia
  • 1 Chávenas de flocos de cevada
  • 1 Chávena de avelãs trituradas com casca
  • 1 Chávena de amêndoa palitada
  • Opcional: 1 chávena de puff de arroz
  • Opcional: 1 punhado de sementes de linhaça (ou chia, girassol, abóbora, etc...)
  • Para adoçar (se necessário): 1 colher de sopa de geleia de arroz ou 1 colher de sopa de mel ou 10 tâmaras trituradas 

Receita:

Aqueça o forno a 180ºC.

Num recipiente colocar os flocos de aveia, os flocos de cevada, os puffs de arroz e as sementes de linhaça, misturar tudo muito bem. No liquidificador (ou robot de cozinha) triturar minimamente as avelãs e, em seguida triturar minimamente as amêndoas (se usar tâmaras, em seguida triturar as tâmaras até obter uma pasta). Adicionar tudo ao recipiente e, caso use geleia ou mel adicione ao preparado e envolva muito bem.  

No tabuleiro do forno cubra o fundo com papel de forno e vá espalhando a granola de forma a ocupar todo o tabuleiro. Coloque no forno até a superfície ficar dourada, nessa altura tire o tabuleiro e mexa a granola de forma a que os cereais que estavam na base fiquem expostos. Quando a superfície voltar a ficar dourada retire e deixe arrefecer.

















































Sem comentários:

Enviar um comentário